sexta-feira, 24 de julho de 2009

Advogados na TV

Passei boa parte da minha vida diante da TV. Sou cria dos seriados americanos, não nego. Costumo mesmo dizer que fui criada na ponte da Enterprise. Não me envergonho de assumir que as séries de TV tiveram ampla participação na formação da minha personalidade e do meu caráter.
Nos últimos tempos, por óbvio, tenho assistido a muitas séries que enfocam escritórios de advocacia. Algumas sérias, outras grandes comédias. Porém, em todas elas, há advogados que me encantam por sua eloqüência.
Costuma-se dizer que o Direito é a arte da palavra. Todos nos encantamos com os belos discursos proferidos pelos advogados do cinema. É quase um choque descobrir que no Brasil o discurso é quase que apenas escrito, quando nos EUA, o sistema anglo-saxão permite a esses profissionais o verdadeiro exercício da oratória, fazendo com que razão e emoção produzam belos discursos.
Talvez seja por isso que não se produz filmes sobre advogados no Brasil...
Pois é justamente esse belo uso do léxico que me encanta, e é por causa destes personagens que assisto a várias séries - às vezes, apenas para ouvir seus encerramentos!
Colocarei alguns aqui, uma humilde homenagem aos reis do verbo.

Nenhum comentário: